Vilmar nosso conterraneo pediu noticias de seus familiares em Ibiapaba Tive ontem por lá e conversei com o Raimundinho e Sebastiana sendo ela neta do finado Antonio Luzia, filha da Sra Luzia Francisca de Sousa, ela informou que lá residem a Maria, Zuleide e a Francisca. O Sr Gonzaga com sua esposa residem no Municipio de Ipueiras na localidade de "Olho dágua dos Galvões" o telefone deles para contato são: (88)92953835 e de sua filha Toinha que também reside lá é (88) 92603489. Desculpe-me pela demora em lhe dar esta noticia. Espero novo contato. Um forte abraço a todos.
visite o nosso blog: http://conhecendoibiapaba.blogspot.com/;
domingo, 16 de outubro de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
Poema para todas as mães
Poema para a Mãe Mãe! |
Que ao dar a benção da vida, entregou a sua... Que ao lutar por seus filhos esqueceu-se de si mesma... Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios... Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito... Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor... E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido: DEUS PROTEJA MEUS FILHOS, POR TODA A VIDA! Para você mãe, um mais que merecido: Feliz Dia das Mães! Você merece!!! |
Pioneiro no transporte terrestre de carga e passageiro de Ibiapaba - Empresa Alves.
Pioneiro no transporte terrestre de cargas e passageiros de Ibiapaba - Empresa Alves de propriedade do saudoso Antonio José Alves de Carvalho, popularmente conhecido como Zé Alves.
Quem não lembra do Misto da Empresa Alves nos anos 60 e 70, transportando passageiros de Ibiapaba à Crateús pela antiga estrada conhecida como "Estrada da beira do rio" atendendo as comunidades de Oiticica, Alto Bonito, Cana Bravinha, Jatoba, Serra do Meio, Oitis, Retiro, Carnaúba de Galho,Ibiapaba, Poço dos Paus, Tapera, Mosquito, Juá, São João, Cigana, Poty, Cabaças, Besouro, Sto Antonio dos Manos, Feijão, Quirino...
Empresa Alves começou no ano de 1958.
Fonte: Geová (filho de Zé Alves)
sábado, 7 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
Luiz Pereira de França
(Luiz de França)
Nasceu no dia 05 de Janeiro de 1915, Filho de Domingos Pereira de França e de Terezinha Pereira dos Santos.
A família França veio do município de Poranga no ano de 1901, também faz parte das primeiras famílias de Ibiapaba.
Luiz de França como era conhecido foi um dos construtores da Capela de Ibiapaba, suplente de delegado no Governo de José Linhares nos anos de 1934 à 1935, subdelegado no governo de Faustino de Albuquerque, oficial do Registro Civil do cartório de Ibiapaba nos anos de 1964 até 27 de Fevereiro de 1999 onde terminava a longa carreira de tabelião sendo entregue para ser agregado ao cartório do 1º oficio de Crateús que pertence ao Dr. Osvaldo Bezerra.
Depois de mais de trinta anos com muita dedicação e serviços prestados ao Distrito de Ibiapaba o Sr Luiz de França após uma semana a entregar o Cartório veio a falecer (06 de Março de 1999) deixando um grande vazio entre seus amigos e familiares.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Rede de Viação Cearense (1918-1975)
RFFSA (1975-1997)
IBIAPABA
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 479,177 (1960) CE-3623
Inauguração: 03.09.1918
Estação de Ibiapaba, em 2010.
Uso atual: desconhecido com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
A ESTAÇÃO: A estação de Ibiapaba foi inaugurada em 1918. Foi ponta de linha até 1932, quando a linha foi estendida até Oiticica, na divisa com o Piauí. "Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
ACIMA: Pátio da estação de Ibiapaba em 2010 (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Ibiapaba hoje é um bairro rural do município de Crateús. A estação está de pé; o uso, não sei.
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1918 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960
domingo, 3 de abril de 2011
Ibiapaba - um pouco da História de seu povo
José Alon Aguiar Portela
(José Alon)
Nasceu em 21/11/1946, natural de Ibiapaba, Filho de Isídio Vaz de Aguiar e Angélica Carneiro Machado.
Vereador com 04 mandatos eleito pelo Distrito de Ibiapaba a primeira vez no dia 15/11/1982, partido PDS – Partido Democrático Social que no final do ano de 1984 com a dissidência do PDS foi criado o PFL – Partido da Frente Liberal.
1º Mandato – de 1º de Janeiro de 1983 à 31/12/1988, Prefeito do período Leandro Martins de Sousa, Governador Gonzaga Mota, Deputado Antônio dos Santos e Furtado Leite.
Projetos e realizações durante seus mandatos:
- Reconstrução da Praça Pública de Ibiapaba;
- Mercado Público;
- Implantação do Posto Telefônico;
- Construção do CERU – Centro de Educação Rural;
- Escola Municipal de Ibiapaba com oito salas de aula;
- Implantação do 1º grau;
- Reabertura da estrada que da acesso ao Alto Bonito e Canabravinha;
- Construção do Grupo Escolar de Alto Bonito, Várzea das Cajás e no Distrito de Oiticica;
- Conseguiu junto ao Governador a energia para a Vila do Assis;
- Ampliação da rede elétrica para o Bairro do Embrejo;
- Instalou Creches na Ibiapaba e nas localidades de Alto Bonito, Canabravinha, Jatobá dos Carlos;
- Reforma do Grupo Escolar de Canabravinha;
- Na localidade de Nazário contratou uma professora para alfabetizar as crianças da Comunidade.
Francisca Machado Portela
(Fransquinha Machado)
Nasceu em 07 de Outubro de 1923, seu primeiro mandato como Vereadora foi em 15/11/1972, pela ARENA- Aliança da renovação Nacional.
Prefeito na época: Antônio Soares Lins, seguidora do grande líder político de Crateús José de Oliveira Camerino.
A vereadora Fransquinha Machado como era carinhosamente conhecida, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal do Município de Crateús, foi a primeira professora a concluir o curso Normal, lecionou em Crateús durante 25 anos contratada pelo Estado.
Característica principal era fidelidade partidária aos líderes Antônio dos Santos e José de Oliveira Camerino.
Era uma figura de grande respeito e admiração, portanto as famílias da elite Crateusense entregavam suas filhas em sua companhia para os bailes e eventos, mantinha uma amizade muito bonita com o Dr. Moura Fé e Família na Capital Cearense.
Seu segundo mandato foi em 15/11/1976, pelo o PDS – Partido Democrático Social, com a Prefeita Maria Lionete Camerino, legislando apenas 03 meses veio a falecer em 16/03/1977.
sábado, 2 de abril de 2011
Ibiapaba - um pouco da História de seu povo
Hahneman de Almeida Magalhães
Nasceu dia 25 de Julho de 1931, faleceu dia 13 de Agosto de 1990, filho natural de Ibiapaba, casou-se com Raimunda Marques Lima que conviveram 36 anos de união conjugal e tiveram 07 filhos.
Homem simples, político eleito 03 vezes e tentou a 4ª legislatura ficando na suplência, por 12 anos, com trabalho honroso e digno, sempre com o objetivo de ajudar as pessoas que o procuravam, não media esforços aos necessitados. Com apoio político e dos amigos deixou várias obras e benfeitorias em Ibiapaba e Distritos Vizinhos.
Participou da vários congressos de Vereadores em Fortaleza e Brasília e sempre com seus colegas parlamentares.
Suas principais obras da sua vida política além de vários empregos Estaduais e Municipais para parentes e amigos com apoio do eterno Deputado Antônio dos Santos, foram: Cadeia Pública, Posto dos Correios de Ibiapaba, Iluminação Pública, Praça pública de Ibiapaba, Grupo Escolar, Chafarizes, Mercado Público, Calçamento nas principais ruas de Ibiapaba, Posto de Saúde no inicio do seu funcionamento na Rua José Soares.
Deixou boas recordações e saudades aos seus amigos e familiares, rogamos todos à Deus o seu eterno descanso.
Ibiapaba - um pouco da História de seu povo
José de Paulo Rodrigues
Nasceu em 19/07/1931, foi candidato a Vereador pela primeira vez pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro em 1966, foi eleito com o total de 306 votos, Prefeito da época foi o Sr. Raimundo Soares Resende (ARENA – Aliança da Renovação Nacional), ganhando a eleição do seu adversário político Moacir Bezerra do MDB.
Zé Vicente como é conhecido participou das sessões da Câmara Municipal em Crateús e o seu deslocamento era feito de Cavalo, traje passeio distinto Terno e gravata, na época Vereador não era remunerado.
Zé Vicente não fez nenhum projeto de lei, segundo ele, porque o Prefeito era adversário político e as pequenas coisas que conseguia era através do Sr Tobias Soares Resende, o seu grande amigo.
O Segundo mandato aconteceu em 1970. Não foi eleito, obteve 260 votos perdendo por apenas 06 votos, alega que seu partido MDB, candidatou Alfredo Barbosa no Distrito de Poty que veio atrapalhar a sua reeleição.
Ibiapaba - um pouco da História de seu povo
Antônio Batista da Silva
(Antonino Batista)
Nasceu em Ibiapaba no ano de 1921, na casa “Mocha” de propriedade do Sr. Marcelino Francisco de Quaresma, uma das primeiras casas construída em Ibiapaba.
Como filho de Ibiapaba o Senhor Antonino batista como era popularmente conhecido desde jovem, candidatou-se a vereador em 1958 que por falta de 02 votos deixou de ser eleito ficando como suplente de vereador durante três anos.
Entre os chefes políticos da localidade dos quais podemos citar: Manoel de Almeida, Izídio Vaz de Aguiar e o Sr. Antonino Batista que conseguiu para Ibiapaba em 1950 a energia elétrica de gerador e postes de madeira que funcionava em sua própria residencia;
Conseguiu também a pracinha pública e todo cimento doado pelo Departamento na Gestão do Sr. Dora;
O terreno da referida pracinha foi doada por Antônio Francisco de Quaresma;
Conseguiu ainda construir parte do cemitério que foi concluído na gestão do Vereador Hahnemam de Almeida Magalhães,
Como pessoa muito divertida que era, Antonino Batista através de seus esforços conseguiu montar um estúdio com dois auto-falantes e um salão de festa para os rádio bailes e domingueiras, os locutores do estúdio eram Hildo Carvalho de Farias e Izabel Soares Costa. Havia programas de incentivo cultural para os jovens e famílias, promovia concurso de danças e calouros;
Foi um grande comerciante cujo comércio era um armarinho que na época toda mercadoria era trazida de Sobral.
terça-feira, 29 de março de 2011
sábado, 26 de março de 2011
Ibiapaba - um pouco de sua História
HISTÓRIA DE IBIAPABA
Marcos histórico do distrito de Ibiapaba. O que existia em Ibiapaba nos seus primórdios.
Através das historias de Dona Maria Machado, Angélica, Lili Carvalho, José Alon lembrou-se que pessoas da 3ª idade como o Senhor Antônio Bento e Dona Francisca Rufino, ele com 94 anos e ela com 83 anos estão bastante lúcidos, contam tudo sobre a história do passado.
Historia como a de Frei Vidal da Penha, quando passou em Ibiapaba vindo da Teresina para Juazeiro do Norte. Frei Vidal andava em uma rede fazendo suas peregrinações. Aonde ele chegava juntava-se homens para levar, outra turma de homens conduziam até a próxima parada e assim sucessivamente Frei Vidal era um Profeta, falou o Sr. Antônio que um de seus tios, foi um dos carregadores do Frei, de Ibiapaba à Crateús. O Tio do Sr. Antônio Bento morou muitos anos com Dona Venâncio, que falava que ele profetizava. O nome do seu Tio era José Vaqueiro.
Dona Chica esposa do seu Antônio Bento, também conheceu José Vaqueiro é que o mesmo acompanhou Frei Vidal por muito tempo em suas caminhadas. O povo tinha muita devoção e fé no Frei e tinha-o como um Santo, rezavam missa e sempre no lugar que ele passava e celebrava, deixava um grande Cruzeiro.
O Casal de velhinhos confirma que o Cruzeiro aqui em Ibiapaba foi colocado no alto do Rio Poty, na localidade denominada de Juazeiro, defronte a fazenda do Sr. Cardoso Rufino. Nessa época sepultavam o povo que faleciam lá porque não tinham cemitério inclusive falou que em 1914 foi sepultado no Cruzeiro o Sr. Cícero Pereira e também muitas crianças pagãs e outras que morriam de malária nas margens do Rio Poty, devido a grande epidemia da doença.
Antônio Venâncio, contava que José Vaqueiro irmão de sua Mãe contava que Frei Vidal havia colocado outro Cruzeiro emparelhado com o São Bento no Piauí em um lugarejo denominado de Bom Jesus, hoje pertencente ao Sr. Cardoso Rufino. O Cruzeiro da Ibiapaba era muito grande, pois o Vereador José Alon e muitas outras pessoas o alcançaram. Hoje não existe, mas o Cruzeiro, apenas uma grande árvore no local, porém o Sr. Antônio pediu um carro para que o levasse ao local, onde ficava o Cruzeiro, o mesmo foi colocado na época do de Crateús. A Senhora Edite Marques da Silva reforça as afirmações de Sr. Antônio, conta a mesma que sua avó Dona Biluca, conhecia o Cruzeiro e que todo o dia passava perto quando ia pegar água na grota da Raquel.
Fonte: Antônio Bento, Francisca Rufino e Edite Marques.
Pesquisadores: Aldenir e José Alon.
Resgate histórico do Cartório de Ibiapaba
Fundação do Cartório: 18 de Abril de 1923.
quinta-feira, 17 de março de 2011
quarta-feira, 9 de março de 2011
segunda-feira, 7 de março de 2011
Caranval 2011
Aconteceu ontem às margens do Rio Poty o II Carnaval das águas de Ibiapaba, onde com alegria descontração muitos jovens, crianças se divertiram; também um dia de reencontro com conterrâneos que visitavam familiares e amigos.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
II Ibiafolia
Ibiafolia 2011 - O primeiro de muito sucesso, o segundo com várias inovações.
Carnaval de paz onde todos foliões se divertem num ambiente alegre interagindo com a natureza "as margens do Rio Poty".
Carnaval de paz onde todos foliões se divertem num ambiente alegre interagindo com a natureza "as margens do Rio Poty".
Assinar:
Postagens (Atom)