Rede de Viação Cearense (1918-1975)
RFFSA (1975-1997)
IBIAPABA
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 479,177 (1960) CE-3623
Inauguração: 03.09.1918
Estação de Ibiapaba, em 2010.
Uso atual: desconhecido com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
A ESTAÇÃO: A estação de Ibiapaba foi inaugurada em 1918. Foi ponta de linha até 1932, quando a linha foi estendida até Oiticica, na divisa com o Piauí. "Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
ACIMA: Pátio da estação de Ibiapaba em 2010 (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Ibiapaba hoje é um bairro rural do município de Crateús. A estação está de pé; o uso, não sei.
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1918 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960
O trém sempre nos traz lembranças fantásticas.A estação,o sino anunciando a partida,o barulho, o apito, as composições enfileiradas na locomotiva,os passageiros... Acredito que todos tem histórias para contar sobre as viagens de trém.Na Ibiapaba não foi difgerente e era sempre o trém que trazia as novidades, fosse sua passagem pela vila à noite ou durante o dia, tudo era motivo de diversão.Pena que o Brasil, ao contrário de países eurpeus e até das américas, deixou de lado o transporte ferroviário de passageiros optando pelo transporte rodoviário, com exceção do metrô nos grandes centros urbanos.Mesmo assim, viva o trém!!!!!!
ResponderExcluirSaudades da minha infancia. Sou natural de Ibiapaba e nasci aí na beira do Poty.
ResponderExcluirChico Pascoal (escritor) filho de Chico Pinto e sobrinho de Zé Pinto Magalhães. Neto de dona Angela Belisário, de dona Maria Pinto, Sobrinho-neto de Cardoso Rufino e Julia Rufino.
Conheço muitos dos personagens deste blogue.
Deus salve a Ibiapaba!
Prezado Chico Pascoal,
ResponderExcluirÉ um prazer ter noticias suas e mais ainda por saber do caminho enveredado por você. Parabéns!
Sou filho do Antonio Miguel que era irmão do Chico Miguel da primeira padaria da Ibiapaba.
Também filho de Ibiapaba, atualmente resido em Crateús mas frequento nosso Distrito onde criamos a "Associação dos Filhos e Amigos de Ibiapaba" que tem como objetivo maior de "unir e servir". Obrigado pelo contato e espero ter noticias de toda sua família. Aguardamos sua visita, as festas religiosas acontecem ainda no mes de Julho uma oportunidade para o reencontro de parentes e amigos.
um forte abraço
Que bom encontrar os filhos da terra que moram em diferentes regiões deste nosso imenso Brasil. Um ano destes eu procurava, sem cessar, pelos conterrâneos da Ibiapaba que moravam em outras paragens e incluia o nome da família Pinto Magalhães e para minha surpresa encontrei poemas do caro escritor Chico Pascoal, em um site "releituras novos escritores". O título do poema era "O Poste". Havia alí encontrado o Pascoal, irmão do Chichico, do Flávio, do Chaguinha, da Valcir e, se não me engano tinha um menino mais novo chamado Diassis. É isso aí meu caro escritor, seja bem vindo à turma dos filhos da Ibiapaba!!! Eu assino Francisco Otaviano pelos anos que trabalhei como radialista aquí em Brasília mas pelas bandas da Ibiapaba sou o TONHO, filho de seu Zé Otaviano e de Dona de Souza, éramos vizinho da Madrinha ângela, sua avô. Paz e bem aos filhos da terra!!!!!!
ResponderExcluirÉ Velho amigo, as vezes os Filhos da terra ficam excluídos como no meu caso que tanto trabalhei na capela de IBIAPABA. Mas tem, nada Não EU TRABALHEI FOI PRO REINO DE DEUS E NÃO P/ OS HOMENS QUE SÃO FRÁGEIS E MATERIALISTAS.MUITO OBRIGADO POR TEREM ESQUECIDO DA NOSSA FAMÍLIA.
ExcluirABRAÇO DO ANTONIO ALMEIDA .
Prezado Chico Otaviano,
ResponderExcluirComo saí muito pequeno de Ibiapaba, aos pouco vou montando este quebra-cabeças de lugares e épocas e gente.
Lembro bem da Dona de Souza, a casa ali pertinho da Mãe 'Anja', na beira da linha.
Lembro que um de voces promovia a malhação do Judas na Semana Santa.
Recebi esta semana um convite para integrar a Academia de Letras de Crateús. Uma honra.
Envio abaixo o blogue com meus escritos para que meus conterrâneos e parentes possam apreciar.
abraço a todos
http://microrelatosdocheeko.blogspot.com/
sou francisco pinheito rufino,sou filho de gonsalo pinheiro rufino e maria josé de sousa,meu pai era irmão da mulher do sr.marcelino,que foi delegado da ibiapaba,sai quando eu tinha 15 anos 13/11/1960 hoje moro em porto nacional-to.gostaria muito de saber noticias de voces.fone:6333633469 ou6392423042 falar com justino.
ResponderExcluirOlà?meus amigos da ibiapaba,vcs lembra de francisco pinheiro rufino[chicozeca]sou eu, moro em porto nacional-to.hoje tenho 65 anos,sou irmão de:maria,raimunda,francisca,antonia,antonio,gilberto,manoel,josé,todos são pinheiro rufino.meus pais são:gonsalo pinheiro rufino e maria josé de sousa.fone 6333633469 6392423042 falar com sr.justino.
ResponderExcluirMeus queridos irmãos,subrinhos,subrinhas,primos é parentes,que mora na ibiapaba-ce.gostaria muito de saber noticias de vcs,eu Francisco Pinheiro Rufino,estou vivo é moro em Porto Nacional-To.fone:6333633469 ou 6392423042,fala com Justino.espero que alguém lê este comentário é me de um alô.att:Francisco Pinheiro Rufino.
ResponderExcluirAtenção Edilberto e amigos de nossa querida Ibiapaba! Verifiquem se existe algum parente de nosso conterrâneo,Sr.Francisco Pinheiro Rufino aí na Ibiapaba e comuniquem para ele.
ResponderExcluirFrancisco Otaviano
Eu francisco pinheiro Rufino,fiquei muito grato em saber que o sr.Francisco otaviano,vai ver se encontra alguns dos meus parente. Francisco pinheiro Rufino
ResponderExcluirCaro Justino,
ResponderExcluiro Ednardo, Euclides são seus primos e residem em Ibiapaba já mantive contato com o Ednardo e breve estamos nos encontrando para falar com você através do telefone informado por você.Nos aguarde!
Edilberto
É isso aí! Vamos fazer fluir a comunicação entre os nossos conterrâneos espalhados por este Brasil a fora.
ResponderExcluirFrancisco Otaviano
Eu Francisco Pinheiro Rufino,fiquei muito alegre quando vir que,o Edilberto descobriu meus parentes,eu no tocantins é eles no ceará. cadê meus irmãos,eles moram ainda aí na Ibiapaba? ou não? -Francisco Pinheiro Rufino.
ResponderExcluirEu sou o Chichico - Filho do Chico Pinto, Irmão do Pascoal.
ResponderExcluirQue bom reencontrar, mesmo que virtualmemte alguns conterrâneos.
Pascoal, ver se liga, aparece ... tá sumido.
É uma satisfação pra nós saber noticias dos conterrãneos, irei passar para seu tio Zé Pinto a quem gozamos de uma boa amizade. aguardamos a manutenção de contatos e o convite para uma visita a nossa querida Ibiapaba.
ResponderExcluirAbraço
Edilberto
Chichico e Pascoal, estive com seu tio José Pinto ontem em Ibiapaba falei de vocês pra ele ficou muito satisfeito, mandou um abraço e pediu manterem contato com ele através do telefone (88)3682 0113.
ResponderExcluirAbraço
Edilberto
Chichico e Pascoal,
ResponderExcluirratificando o número do telefone; 88 3692 0113
e ai edilberto,,,,,como vai todos vcs,,
ExcluirQue bom reencontrar estes conterrâneos de nossa querida Ibiapaba! Caro Chichico, talvez você não se recorde de mim porém,desde criança morando vizinho a madrinha Anja,sua avó, já tinha contato com você, o Flávio, o Chaguinha e depois os meninos,Pascoal e Diassis. Se não me engano acho que você era um dos estudantes das primeiras turmas do Grupo Escolar de Ibiapaba e que foi estudar em Crateus ou já foi prá São Paulo,a exemplo do saudoso Valdecir, o Decir filho do Tio Chico Patrício funcionário do 4º
ResponderExcluirBEC.Seria interessante você passar este contato do blog para o Chaguinha e o Flávio e assim a gente continuar mantendo contato.
Francisco Otaviano (TONHO)
olá! Ednardo ou Euclides,eu Francisco pinheiro Rufino,estou aguardando contato de vocês. É também saber se meus irmãos são vivo ou não. fone:06333633469 ou 92423042.
ResponderExcluirEdilberto o Edhardo e nem o Euclides não me comunicaram até o momento. olha se eu soubesse o telefone deles eu ligaria para eles, se você localizar o fone deixa um comentário que eu ligo ok! Sou Francisco Pinheiro Rufino (chico zeca)porto nacional-tocantins.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCaro Justino, segue telefone do Ednardo seu primo de Ibiapaba (88) 36920102. Seu Irmão Gilberto reside lá também mas ainda não conversei com ele até peço desculpas pela demora fiquei uma temporada ausente. Estou ao seu inteiro dispor. Abraço! Edilberto
ResponderExcluir