sábado, 26 de março de 2011

Ibiapaba - um pouco de sua História

HISTÓRIA DE IBIAPABA

Marcos histórico do distrito de Ibiapaba. O que existia em Ibiapaba nos seus primórdios.

Através das historias de Dona Maria Machado, Angélica, Lili Carvalho, José Alon lembrou-se que pessoas da 3ª idade como o Senhor Antônio Bento e Dona Francisca Rufino, ele com 94 anos e ela com 83 anos estão bastante lúcidos, contam tudo sobre a história do passado.

Historia como a de Frei Vidal da Penha, quando passou em Ibiapaba vindo da Teresina para Juazeiro do Norte. Frei Vidal andava em uma rede fazendo suas peregrinações. Aonde ele chegava juntava-se homens para levar, outra turma de homens conduziam até a próxima parada e assim sucessivamente Frei Vidal era um Profeta, falou o Sr. Antônio que um de seus tios, foi um dos carregadores do Frei, de Ibiapaba à Crateús. O Tio do Sr. Antônio Bento morou muitos anos com Dona Venâncio, que falava que ele profetizava. O nome do seu Tio era José Vaqueiro.

Dona Chica esposa do seu Antônio Bento, também conheceu José Vaqueiro é que o mesmo acompanhou Frei Vidal por muito tempo em suas caminhadas. O povo tinha muita devoção e fé no Frei e tinha-o como um Santo, rezavam missa e sempre no lugar que ele passava e celebrava, deixava um grande Cruzeiro.

O Casal de velhinhos confirma que o Cruzeiro aqui em Ibiapaba foi colocado no alto do Rio Poty, na localidade denominada de Juazeiro, defronte a fazenda do Sr. Cardoso Rufino. Nessa época sepultavam o povo que faleciam lá porque não tinham cemitério inclusive falou que em 1914 foi sepultado no Cruzeiro o Sr. Cícero Pereira e também muitas crianças pagãs e outras que morriam de malária nas margens do Rio Poty, devido a grande epidemia da doença.

Antônio Venâncio, contava que José Vaqueiro irmão de sua Mãe contava que Frei Vidal havia colocado outro Cruzeiro emparelhado com o São Bento no Piauí em um lugarejo denominado de Bom Jesus, hoje pertencente ao Sr. Cardoso Rufino. O Cruzeiro da Ibiapaba era muito grande, pois o Vereador José Alon e muitas outras pessoas o alcançaram. Hoje não existe, mas o Cruzeiro, apenas uma grande árvore no local, porém o Sr. Antônio pediu um carro para que o levasse ao local, onde ficava o Cruzeiro, o mesmo foi colocado na época do de Crateús. A Senhora Edite Marques da Silva reforça as afirmações de Sr. Antônio, conta a mesma que sua avó Dona Biluca, conhecia o Cruzeiro e que todo o dia passava perto quando ia pegar água na grota da Raquel.


Fonte: Antônio Bento, Francisca Rufino e Edite Marques.
Pesquisadores: Aldenir e José Alon.
Resgate histórico do Cartório de Ibiapaba
Fundação do Cartório: 18 de Abril de 1923.



4 comentários:

  1. "São tantas já vividas, são momentos que não esqueci, detalhes de uma vida histórias que contei aquí"...
    É isso aí, tá ficando bom!!!!!!
    Ilustrem estes tópicos da história de nossa terra com o local a que se faz referência. Ex.Fotos do cruzeiro que existe alí na margem do rio depois do poço do piau, chegando no juazeiro. Ponham tabém fotos da praça, estação, mercado, igreja, etc.
    Paz e bem!!!!!!
    Francisco Otaviano

    ResponderExcluir
  2. muito bom, tem mais info sobre frei vidal?

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome é juscelino, sou de ibiapaba
    e estou fazendo um blog para contar um pouquinho da nossa pequena Ibiapaba

    meu blog é esse: http://ibiapabahistoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. http://ibiapabahistoriaefotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir